21 de out. de 2012

As rodas

Um aspecto importante a ser considerado é o grau de dureza das rodas (em inglês, durometer ou hardness). Este parâmetro determina a durabilidade, capacidade de absorção de impacto e aderência à superfície. Os valores vão de 74A (uma roda super macia) a 97A (uma roda muito dura).
Quanto mais macia for a roda, maior é a aderência ao solo e a suavidade ao deslizar (rodas de patinação artística são assim). No entanto, rodas muito macias se desgastam muito rapidamente, em especial em superfícies ásperas como o asfalto, e atingem velocidades menores (rodas para pisos irregulares) . Ao contrário, as rodas duras oferecem menor aderência ao solo e mais velocidade.


As rodas de patins são feitas de um composto chamado poliuretano. A cor da roda nada mais é que o corante usado na fabricação, que facilita muitas vezes a dureza da roda (mais macia ou mais dura). Não existe roda de silicone ou de gel, as rodas ficam transparentes por esta ser a cor do composto. Elas variam entre 62mm e 76mm para recreação, 76mm e 100mm para fitness, 50mm e 60mm para radical, 90mm e 110mm para velocidade e 76mm a 84mm para slalom (estamos falando da largura da roda).

A dureza da roda também pode influenciar em performance e durabilidade. Numa superfície lisa, uma roda mais dura terá mais velocidade e maior durabilidade (porém menos estabilidade).
Numa superfície irregular, uma roda mais macia dá maior conforto ao patinador, porém menor durabilidade. A dureza é informada na roda, acompanhada pela letra A. Por exemplo, uma roda com dureza 85A é mais dura que uma roda com dureza 78A. Quanto maior o número antes do A, mais dura é a roda.



Entenda um pouco mais, veja um exemplo estas famosas rodas profissionais de patinação artística.
Todas elas são duras e estreitas e ainda possuem definição de mais ou menos escorregadias:


49D soft – para superfícies escorregadias
53D medium – para superfícies mediamente escorregadias
57D medium hard – para superfícies médias
60D hard – para superfícies ásperas.
O perfil mais estreito e a superfície lisa garantem maior fluidez ao deslizar.






Os patins artísticos quad-skates, tradicionais, não devem ser utilizados em asfalto; são projetados para uso em cimento liso ou tábua corrida. A largura e dureza da roda não lhe dará conforto e uma simples pedrinha no caminho, vai te levar ao chão, porém nada te impede de trocar as rodas duras pelas macias e mais largas e curtir seus patins no parque!



Hoje em dia no mercado, existem patins tradicionais, para recreação ou fitness, parecidos com tênis, com rodas mais largas e que podem ser usados em pisos mais rústicos, assim como ciclofaixas. Um exemplo são os patins de Lazer da Rye, Glitter Traxart (nacionais) e o Riedell e o Sure Grip (importados). Os preços variam de acordo com o tipo de base e tipo de roda, mas é possível encontrar este tipo de patins por R$ 500,00.
São patins mais simples e menos resistentes, mas pra recreação, ok!





Rodas de Plástico – Evite comprá-los, não importa a modalidade que deseja praticar!!! Patins com rodas de plástico (esses que vendem em supermercados) não desenvolvem velocidade, atrapalham o aprendizado da técnica, não substituem peças, derrapam excessivamente, provocam quedas por falta de controle, podem criar lesões por esforço excessivo, principalmente em crianças em crescimento. Eles não proporcionam qualquer prazer ao patinar.

Cuidado na hora da compra, pois pode ser o barato que sai caro! Estes patins podem custar mais de R$ 200,00, dando a falsa impressão que são patins adequados para o uso.
Cuidado com marcas aventureiras presentes no mercado. Antes de comprar um patins de marca desconhecida, pergunte a um especialista antes de efetuar a compra.







Um post mais completo sobre rodas, você encontra aqui

32 comentários:

  1. Alguém pode me ajudar? Minha filha quer um patins novo, diz que a roda do dela é ruim, tem que ser de silicone, mas vi que não existe! Queria saber qual desses abaixo recomendam! Ou me indiquem algum por favor!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691325518-patins-roller-semi-pro-cinza-35-ao-38-row-abec-9-regulavel-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701736574-patins-roller-profissional-classi-aluminio-abec-7-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691958765-patins-all-style-street-rollers-verde-m-33-36-br--_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691961623-patins-in-line-roller-premium-m-pretoazul-33-36-br--_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685726514-roller-patins-in-line-abec-7-aluminio-ajustavel-32-ao-35-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consegui acessar nenhum destes links, se está procurando inline, invista em bases de alumínio Fila, Seba, Traxart, Roces. Fuja de marcas desconhecidas e patins de hipermercados

      Excluir
  2. oii alguem pode me ajudar estou afim de comprar um patins mas não sei de nada acham q esse patins e adequado https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-857016618-patins-4-rodas-38-ao-39-sem-acessorios-azul-fnix-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma navegada no blog pra entender do porque patins chineses como este do link que você me mandou, são porcarias de brinquedo. Aqui um bom post pra elucidar suas ideias http://patinandoecantando.blogspot.com.br/2014/04/quero-patinar-que-patins-eu-compro.html

      Excluir
  3. o patins da oxer o quad secret retrô é Bom??

    ResponderExcluir
  4. Poderia me dizer se o patins quad da oxer retro é bom para o asfalto?? pois na minha cidade o asfalto não é tão liso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Secret Suede sim, o Retrô não. Somente pisos tipo cimento liso

      Excluir
  5. Saberia me dizer se o patins Gonew Fitness Flexx 2.0 In line ABEC 7 Ajustável, Base de Alumínio (rodas de PU soft) são bons? Estou querendo comprar para andar no park, mas estou com medo dele não ser bom! Pois na vdd não conheço nada de patins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma cilada, Bino! Prefira marcas que dão garantia e manutenção no Brasil: Traxart, Fila, Seba, Powerslide, Roces

      Excluir
  6. Meus patins são os da oxer dark Gold, acho que as rodas dele não são tão boas, não consigo deslizar muito bem,qual roda devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende onde você vai patinar. Têm post específico sobre rodas de asfalto

      Excluir
  7. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-946914208-patins-street-runner-base-plate-capacete-kit-_JM?matt_tool=17982971&matt_word=&gclid=Cj0KCQjwnpXmBRDUARIsAEo71tR8paO8jJ_qHYama48PUo1S6W_Ud6Xl8WcrzK962JBpQcsV311dgDMaAqQeEALw_wcB Alguém pode me dizer se este patins bom?

    ResponderExcluir
  8. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-946914208-patins-street-runner-base-plate-capacete-kit-_JM?matt_tool=17982971&matt_word=&gclid=Cj0KCQjwnpXmBRDUARIsAEo71tR8paO8jJ_qHYama48PUo1S6W_Ud6Xl8WcrzK962JBpQcsV311dgDMaAqQeEALw_wcB pode me dizer se este patins é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um patins chinês de lazer. Bom pra criança sem pretensões de evoluir. Não têm manutençao no Brasil, se quebrar alguma peça não terá substituição. Por esse valor, vc encontra coisa melhor nacional

      Excluir
  9. Qual seria o patins mais ideal para vários terrenos, onde eu moro o asfalto não favorece muito, comprei um gonew inline ele é muito confortável ate que não é tão ruim (levando em conta que o que eu tinha era um de mercado) , roqueando ele, ficaria melhor para patinar ? As rodinhas são 70mm

    ResponderExcluir
  10. Onde eu posso encontrar rodas novas para o meu roller (da Oxer)? Elas já estão bem gastas e eu não sei onde comprar.

    ResponderExcluir
  11. não consigo achar o oxer darkness gold novo em lugar nenhum e o preço do usado está mais de 400 reais, estou pensando em pegar o oxer speed 7000 ele é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. speedy 7000 é um patins de bota mole, chamado de softboot usado pra fitness. Logo ele deforma. Prefira hardboot, patins de freestyle urban

      Excluir
  12. Qual o patins ideal para quem está iniciando e treina em chão acimentado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber. Comecei com meu patins Rye rodas xtrem, mas agora depois de 1 mês quero trocar pra rodas mais duras.

      Excluir
  13. Esse é bom???

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1744959877-patins-feminino-rosa-com-azul-ajustavel-34a40-infantil-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. completamente de plástico, não recomendo nem pra crianças

      Excluir
    2. Comprei um igual e na descrição diz que as rodas são de poliuretano. Apesar de ser infantil tô conseguindo andar de boas nele em piso de ladrilhos (tenho 28 anos)

      Excluir
    3. O dia que você experimentar da sensação de patinar com um bom equipamento, vai mudar de opinião. Andar de boas pra começar, tá pra lá de ótimo...agora patinar e sentir o vento no rosto, deslizar pra valer, só com bons patins. Os infantis não desenvolvem velocidade, você rema, rema, rema e ele para. Isso é ótimo pra aprender, depois automaticamente tu vai querer coisa melhor

      Excluir

Patine conosco, deixe seu comentário