29 de nov. de 2012

Sonja





Eu diria que é uma das coisas mais legais da patinação artística, e um dos motivos é que, como é bem perto do chão, cair não é problema. O difícil mesmo é levantar (sem se apoiar no chão).
Infelizmente não sei quem é a patinadora da foto, para dar os devidos créditos à essa sonja impecável.

Tem esse nome por causa da Sonja Henie, uma das primeiras patinadoras artísticas (no gelo) da história. Não foi exatamente a primeira, mas foi quem mais popularizou a patinação.

Sonja Henie em animação da Disney 


"Sonja nasceu no dia 8 de abril de 1912, em Oslo, Noruega. Ganhou seu primeiro par de patins quando tinha seis anos. Aos quatorze já era a campeã de patinação artística de seu país. Aos quinze ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas (pois a patinação no gelo é, sim, um esporte olímpico, diferentemente da sobre rodas), e esse feito se repetiu em 1932 e em 1936. Em 1936, ano em que se tornou uma estrela, saiu em turnê com seu próprio show no gelo. Ela foi contratada pela 20th Century Fox e estreou como atriz em One in a Million, filme no qual interpretou uma patinadora. O filme foi muito bem sucedido e Sonja continuou interpretando em uma série de comédia ao longo dos anos 1930 e início dos anos 1940. Sonja continuou patinando até 1960, quando se aposentou. Ela foi uma das mulheres mais ricas do mundo, até que morreu de leucemia em 1969."


 

Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário