
Eu diria que é uma das coisas mais legais da patinação artística, e um dos motivos é que, como é bem perto do chão, cair não é problema. O difícil mesmo é levantar (sem se apoiar no chão).
Infelizmente não sei quem é a patinadora da foto, para dar os devidos créditos à essa sonja impecável.
Tem esse nome por causa da Sonja Henie, uma das primeiras patinadoras artísticas (no gelo) da história. Não foi exatamente a primeira, mas foi quem mais popularizou a patinação.
![]() |
Sonja Henie em animação da Disney |
"Sonja nasceu no dia 8 de abril de 1912, em Oslo, Noruega. Ganhou seu primeiro par de patins quando tinha seis anos. Aos quatorze já era a campeã de patinação artística de seu país. Aos quinze ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas (pois a patinação no gelo é, sim, um esporte olímpico, diferentemente da sobre rodas), e esse feito se repetiu em 1932 e em 1936. Em 1936, ano em que se tornou uma estrela, saiu em turnê com seu próprio show no gelo. Ela foi contratada pela 20th Century Fox e estreou como atriz em One in a Million, filme no qual interpretou uma patinadora. O filme foi muito bem sucedido e Sonja continuou interpretando em uma série de comédia ao longo dos anos 1930 e início dos anos 1940. Sonja continuou patinando até 1960, quando se aposentou. Ela foi uma das mulheres mais ricas do mundo, até que morreu de leucemia em 1969."

Gabi