19 de dez. de 2012

Os benefícios da patinação

A patinação é uma das atividades mais completas que existem. Fortalece e define a musculatura dos membros inferiores, exercita a região lombar e abdominal, melhora a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação motora.
Por ser uma atividade aeróbica, também queima calorias, de 300 a 500 em uma hora de prática. É um pouco menos que outras modalidades. Uma hora de corrida, por exemplo, queima 800 calorias. Mas a patinação, além de proporcionar os mesmos benefícios, tem a vantagem de causar menos impacto. (esta regra não se aplica a patinação artística rsrs)
E, claro, dependendo do esforço do patinador, o gasto pode ser menor ou maior.

Para começar, basta aprender a se equilibrar, frear, fazer curvas, andar para trás e principalmente perder o medo de cair. Patinar também é uma terapia ao ar livre, onde ao patinar em um parque por exemplo, temos a sensação de bem estar e liberdade.


Você terá muitos benefícios ao patinar, entre eles:
 - Melhora do condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos).
 - Aumento da resistência muscular.
 - Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos.
 - Melhora da flexibilidade e mobilidade articular.
 - Desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação. - Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas.
 - Queima muitas calorias.
 - Sensação de bem estar e de juventude.


Em São Paulo, por exemplo, quase não existem academias que tenham a modalidade fitness ou escolas de patinação artística, são poucas.
O interesse pelo esporte vem crescendo, e assim espero que mais locais apropriados para diversas modalidades, se espalhem por aí.

A solução de muitos dos amantes de patins foi ir para os parques, e hoje existem grupos que se reúnem principalmente no Parque Ibirapuera e no Parque Villa Lobos e em Santos, no Parque do Emissário.