6 de jan. de 2013

O assunto é Roller Disco - parte 1 - Bill Butler

Bill Butler, este é o nome do "cara".
Qualquer patinador que tenha nascido antes de 1980, tem a obrigação de saber quem é ele!



JAMMIN’ THE BROOKLYN BOUNCE
Também conhecido como o Pai da Roller Boogie, Bill Butler foi o nome do responsável por trazer o funk e o soul para a patinação, quando em 1977, criou o movimento Roller Disco no Brooklyn’s Empire Skate Rinque.

Ele foi co-autor do livro (i-m-p-o-s-s-í-v-e-l de achar à venda) Jammin’ publicado em 1979.Trata-se de um guia completo da roller disco, incluindo todas as técnicas e movimentos inventados por Bill.




Bill patina a mais de 40 anos, e pode-se dizer que ele esteve presente em todas as cenas musicais que envolveram os anos 70 e 80 e até os dias de hoje. No auge dos seus 78 anos, ele continua na pista, e foi parte importante da cena underground que formou-se após a Roller Boogie perder o seu brilho, lá pelos anos 90, quando o Rollerblade foi criado e os patins tradicionais foram perdendo espaço.

Mesmo com muitos rinques fechando, nos EUA, muitos patinadores deixando os rinques pra irem pras ruas, alguns jovens americanos insistiam em manter vivo o "dançar patinando", e criaram assim um novo movimento, chamado “Jam Skating”, uma combinação de dança de rua, break, música eletrônica e patins. Jam Skating não pode e não deve nunca ser confundido com o Jammin' criado por Bill, porém sofre fortes influências, e sem as técnicas de Bill, ele nunca teria existido.

Bill aos 74 anos




GOOD SKATES INTERNATIONAL
Butler faz parte de um grupo de ativistas fanáticos pela patinação chamado Good Skates International, responsável por levar o ritmo da roller disco para o Central Park em Nova Iorque, inspirados pela cena que ocottina em Venice Beach em Los Angeles (falarei sobre este local, em outro post). Ele e alguns amigos, mais uma vez revolucionaram a cena, levando para o Central Park, uma loja de venda e aluguel de patins que organizava festas "outdoor". Hoje em dia, o Central Park ainda é um local tradicional de encontro de fanáticos pela roller disco.

Recentemente
Em 2003, Bill Butler estreou o filme 8 Wheels and Some Soul Brotha Music, um documentário sobre nos patinação nos EUA. Butler foi também diretor do filme Roll Bounce(2005), um filme sobre patinação nos anos 70, estrelando o rapper Lil Bow Wow.















Foto de Bill em seu livro Jammin'