23 de jul. de 2013

Botas de camurça - como limpar

Depois que postei esta riqueza lá no Facebook, surgiu a questão: como limpar camurça?

Camurça natural ou suede, é feita a partir da camada interna e suave da pele da vaca, porco ou veado. Roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios de camurça são muito delicados.


Algumas botas de patins são confeccionadas neste tipo de couro, que apesar de ser lindo exige um cuidado redobrado, pois cobre botas coloridos, meias e atrito por quedas lhe trarão manchas! E camurça mancha, mas mancha muito fácil!


Alguns procedimentos darão uma vida longa às suas botas:


As rodas e rolamentos acumulam muita sujeira e óleo, então mantenha a bota sempre protegida quando for trocar rodas ou fazer ajustes nas peças da base. 

Prefira cobre-botas de tecidos que não soltam tinta. Isso você só vai descobrir lavando o tecido. As meias de nylon (overboot) não soltam tinta, podem ser usadas sem problemas.

Após cada uso, passe uma escova SECA não muito dura por toda a bota. Uma escova de dentes também ajuda a limpar áreas menores e mais difíceis. Poeira acumulada + o manuseio frequente, viram gordura, então tenha uma escovinha sempre por perto.



Sapatarias e lojas de artigos de couro, têm este item, indispensável pra quem tem peças em camurça. É um impermeabilizante, que protege o tecido. Vale a pena investir, pois você deve usar a cada 5-6 meses, então o frasco dura bastante tempo.



Camurça não combina com umidade nem com produtos químicos, pois mancha!
Evite pulverizar próximo às suas botas:  perfumes, spray de cabelo ou outros artigos que contêm produtos químicos e água que possam prejudicar a camurça.

Proteja suas botas do suor e oleosidade da pele, usando meias 100% algodão.

Itens de camurça não devem ser deixados no sol, pois a luz solar pode desbotar e deformá-los. Guarde seus patins (após higienizados) em um armário escuro e fresco. Não deixe na mochila! Suas botas ficarão amareladas se tomarem sol.


Se você não usa seus patins com frequência, envolva as botas com papel de seda branco, e guarde num armário escuro. Lembre-se de evitar bolor e umidade (ensinei aqui como fazer isso)



Se você tem um patins com botas de camurça já com manchas e se a elas já tem uma certa idade, lamento dizer: "senta e chora". Depois de um tempo a mancha não sai! Com um pouco de sorte um profissional pode removê-la.

Alguns procedimentos retiram manchas recentes:

Remova manchas secas usando uma borracha (dessas usadas na escola). Não use borracha colorida, pois estas podem transferir corante para as suas botas. Em vez disso, use uma incolor ou branca. Se a borracha não funcionar, esfregue, gentilmente, uma lixa de unha (de preferencia branca) sobre a mancha seca.
Evite o uso de um removedor químico. Ele poderia causar ainda mais danos, especialmente se não foi projetado para uso em camurça.


Remova manchas de água imediatamente. Use um pano para absorver o líquido. Não aplique muita pressão, pois isso fará com que a água penetre mais profundamente nas fibras. Deixe a água secar após ter usado o pano.
Se a mancha de água for de uma cor diferente da cor das suas botas, tente pulverizar uma leve névoa de água e deixar secar. Isso ajudará a uniformizar a mancha. Se as botas de camurça ficaram encharcadas, insira papel toalha branco no seu interior antes de deixá-los secar, para evitar que fiquem deformados.

Remova café, suco, e manchas de chá com papel toalha. Coloque uma camada de toalha de papel diretamente sobre a mancha, e uma segunda camada de papel em cima da primeira. Aplique pressão sobre a mancha usando as mãos. Tente remover a mancha esfregando uma toalha branca molhada embebida em vinagre branco. Não molhe completamente a camurça, basta usar a toalha umedecida para limpá-la.


Remova manchas de óleo ou graxa com o fermento em pó. Remova o excesso de óleo e polvilhe o local com o fermento em pó. Deixe descansar por algumas horas, em seguida, use uma escova para limpar camurça. Geralmente usamos óleo para os rolamentos. Para evitar respingos, proteja as botas antes de usá-lo.

Por fim, considere um gasto extra, levando suas botas a um profissional. Sapatarias e lavanderias especializadas em itens de couro, possuem produtos específicos para camurça e para remoção de manchas difíceis.

Gostou? Comenta aí!

Fonte: About.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário