20 de fev. de 2016

Sente dores nos tornozelos ao patinar? Não...não é a idade!

É muito comum, patinadores iniciantes no inline e no gelo pronunciarem a seguinte frase: "sinto dor nos tornozelos, mesmo se patino poucos minutos".
Se identificou?
Geralmente quem sente dor ao patinar e não tem orientação de um professor, logo põe a culpa nos patins e desiste do esporte.
Sentir dor nos tornozelos ou até nos joelhos, pode ser uma alerta de que você possui os joelhos desalinhados, conhecido como joelhos valgos e varos.


Esse tipo de desalinhamento do joelho pode causar sérios riscos ao funcionamento e bem estar das suas pernas.

- O Joelho valgo é um tipo de desalinhamento nos membros inferiores que afeta muito mais mulheres do que homens, devido ao fato delas possuírem o quadril mais largo e terem menor massa muscular. Nesse desalinhamento, os joelhos são forçados “para dentro” e os pés se posicionam “para fora”, e os indivíduos possuem as pernas com o formato de “tesoura” ou X.
Quais são as causas do joelho valgo?
1º falta de força nos quadris
2º Rigidez no tornozelo
3º Fraqueza do quadríceps


Porém há graus desde sendo fisiológico à patológico (doença), no grau mais avançado existe limitações e é recomendado acompanhamento com um especialista.
Hipertrofia da musculatura medial (parte de dentro) da coxa e /ou a hipotonia da musculatura lateral (parte de fora) da coxa.


- O joelho na posição de cowboy (Varo) pode interferir em uma flexão inadequada ou quase nenhuma flexão. Nesse caso, a pessoa tende a sempre estender os joelhos. Pra quem tenta patinar com joelhoes esticados, o que geralmente acontece, principalmente para um iniciante na patinação, será uma queda. 
Quem tem joelho Varo, tende a utilizar o eixo externo dos patins também forçando o tornozelo no lado externo da parte de dentro da bota podendo haver um maior desgaste e claro, incômodo e dores no tornozelo. 
Uma forma de ajustar a patinação nesse tipo de postura é flexionar os joelhos tentando juntá-los um pouco e forçar a pisada supinada, ou seja, fazendo uma leve pressão no dedão dos pés;  com isso levando a pisada neutra e posicionamento reto dos pés.

Uma maneira de avaliar em casa se existe desalinhamento dos seus joelhos, é tentar encostar os tornozelos e os joelhos na frente do espelho. Com as pernas esticadas, se somente os tornozelos se encostarem e os joelhos ficarem afastados, seus joelhos são varos; se acontecer o contrário, somente os joelhos se tocarem e os tornozelos ficarem separados, seus joelhos são valgos.




E como isso afeta sua patinação?
Nesse caso, sua pisada pronada (para fora) leva os patins a ficarem em eixo interno, dificultando sua fluidez na patinação, e poderá também haver um desgaste maior na parte interna da bota dos patins levando ao desconforto e dor, uma maneira de ajustar a pisada é forçando um pouco mais a parte da lateral externa do pé para ficar em posição central ou neutra.
Outro desalinhamento muito conhecido é o joelho varo, onde as pernas ficam posicionadas como as de um cowboy, ou alguém montado em um cavalo. No desalinhamento em varo, há uma maior sobrecarga na parte de dentro do joelho e estiramento das estruturas laterais, pois essa articulação fica “para fora” e os pés se posicionam “para dentro”.




A solução:
É importante lembrar que o acompanhamento com especialista, como fisioterapeutas e ortopedistas, é fundamental para alguns indivíduos e nunca se deve fazer automedicação em casos de dores agudas, pois o alívio é apenas momentâneo e o problema não é resolvido.

E sempre preste atenção em sua postura ao patinar. Peça para alguém te filmar, verifique se está com os joelhos devidamente flexionados. Com certeza apressão sobre os tornozelos será muito menos e sua coluna agradece!

29 comentários:

  1. Oi, estou começando agora é percebo que estou forcanto muito o lado direito (apenas ele doi) vcs tem alguma dica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, como vai? Você está usando patins quad ou inline? O inline tende a entortar seus tornozelos, caso você não posicione os seus dois joelhos bem flexionados e pra fora. No quad a gente não sente tanto isso, já que a área de contato com o solo é maior. A dica é joelho flexionado e pra fora. Nunca junte seus joelhos. Posicione-se antes de sair andando: Imagine que vai sentar-se num banco alto, com as pontas dos pés pra fora, calcanhares bem juntinhos e os joelhos voltados pra fora. Ao se deslocar, transfira bem seu peso pra um lado e pro outro, ande como um pinguim. Patinar é isso, transferência de peso. Talvez você esteja "pendendo" mais pra um lado que pro outro, pois a gente tem um lado mais firme que o outro, claro! Espero que tenha entendido. Depois me conta se funcionou!

      Excluir
  2. Oi, estou começando agora é percebo que estou forcanto muito o lado direito (apenas ele doi) vcs tem alguma dica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se filme patinando, provavelmente vc pisa torto com um dos pés. A dica é flexionar mais os joelhos e jogar o peso pro lado externo dos pés

      Excluir
  3. Olá, recomecei a patinar a 2 meses, aos fim de semanas, depois de quase 20 anos parada. Mas, nesse tempo, comecei a sentir dores na parte interna dos joelhos. Minha pisada é supinada, mas pelo desgaste das rodinhas, percebo que no patins, minha pisada é neutra. Será q pode ser postural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu patins é quad ou inline? Inline é sempre um problema pra quem pisa "torto". Em ambos os casos, além de flexionar os joelhos, você deve manter ambos pra fora. Muita gente tende a flexionar, mas esquece esse detalhe. Quando a gente patina, não deve juntar as coxas e sem mantê-las separadas com joelhos voltados pra fora. Quando parada force a parte externa do seu pé. É essa a posição ideal pra patinar

      Excluir
  4. Olá
    Estou a começar a patinar e ao fim de alguns minutos começa a doer o tornezelo da parte de dentro e fico semsem vontade de continuar.
    Tenho uns patins inline e tenho
    dificuldade em equilibrar em cima de um pé porque está sempre a entortar para fora. Nao quero desistir mas tenho essa dificuldade. Existe algum patin para estes casos ou eu tenho de habituar-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai? Vc tem que flexionar mais seus joelhos, a ponto deles quase cobrirem seus pés. Flexione e jogue pra fora. Faça o V com os pés e patine sempre bem flexionada, sentindo pressão na parte externa dos pés. Filme-se patinando, provavelmente você está juntando seus joelhos

      Excluir
  5. O meu problema é igual a esse mas é mais com o pè direito meu tornozelo torce para o lado externo. Meu patins è inline

    ResponderExcluir
  6. Boa noite...comecei a patinar a pouco tempo inline mas sou bem iniciante...logo nos primeiros minutos sinto muito dor no meio da sola dos dois pés....será que estou cometendo algum erro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua pisada não é torta, provavelmente seja problema postural. Tente se filmar ao patinar. Observe seus joelhos. Usar palmilhas de silicone são uma boa opção. Alguns patins são muito desconfortáveis pra alguns formatos de pé. Tudo isso influencia. O ideal é se observar e ir fazendo testes. Experimentar patins de amigos também ajuda a tirar dúvidas.

      Excluir
  7. Boa tarde! Eu aprendi a patinar quando criança, depois de alguns anos sem praticar comprei um novo patins só que ele fica virando o meu pé, pensei que era problema comigo por ter ficado muito tempo sem patinar, mas fui em um parque e aluguei um par de patins e consegui praticar normalmente sem o pé estar virando. Todavia, se volto a usar o patins que eu comprei os pés ficam virando e eu fico com medo de ter uma lesão nos pés. Por favor será que poderia me ajudar com alguma solução para esse problema? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Eu aprendi a patinar quando criança, depois de alguns anos sem praticar comprei um novo patins só que ele fica virando o meu pé, pensei que era problema comigo por ter ficado muito tempo sem patinar, mas fui em um parque e aluguei um par de patins e consegui praticar normalmente sem o pé estar virando. Todavia, se volto a usar o patins que eu comprei os pés ficam virando e eu fico com medo de ter uma lesão nos pés. Por favor será que poderia me ajudar com alguma solução para esse problema? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo bem? sem saber qual patins vc comprou não tenho como te ajudar, me manda uma foto dele

      Excluir
    2. ola, eu tive o mesmo problema, como faço pra mandar foto por aqui?

      Excluir
  9. Olá!Obrigado pelo importante conteúdo!!!
    Eu comecei a patinar a dois meses apenas e noto que meu pé direito tende a ficar deitado para dentro, as rodinhas já se desgastaram mais desse lado. O que você aconselha para eu resolver esse pé torto?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. obrigada pela visita. É importante se filmar. O joelho deve ficar sempre "jogado pra fora" e nunca perto um do outro. Verifique a sola dos seus calçados, provavelmente você pisa torto. Dá pra patinar sem problemas, é só corrigir a postura, se policiar sempre. Tem gente que usa palmilhas especiais, nem sempre são necessárias, com treino apenas, você consegue se ajustar

    ResponderExcluir
  11. Olá. Estou iniciando no inline. Tenho TRAXART Green, meu pé dói muito na lateral. Os dois. Para o lado de fora. Não sei ele ainda não amaciou direito, ou se estou ajustando errado. Ou se é a posição.
    Tem ideia do que posso estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo o canal SkateFresh Asha no Youtube, lá tem as melhores dicas de posições pra inline. Patins novo é sempre complicado. O importante é apertar bem o peito do pé. Exercícios de flexão de tornozelo ajudam muito na patinação, dê uma vasculhada no youtube. Pode ser sua pisada, mas á pra ajustar, tente se filmar











      Excluir
  12. Meus joelhos são valgos, qual deve ser a minha posição ao andar de patins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. independente do seu problema estrutural, a posição pra patinar é sempre a mesma. Joelho flexionado com peso mais pro dedinho e quando vc olha pros seus pés você não os vê. Seu joelho deve cobrir seus pés. Olha no canal da Asha Kirkby Skatefresh, tem explicação sobre isso lá

      Excluir
  13. Olá estou patinando a uma semana quase morro de dor nos pés quase não consigo andar pq doi de mais meus pés não sei o que faço e quero tanto continuar��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser muita coisa. O Principal é a flexão incorreta dos joelhos ou o patins que não está de acordo com seu número, ou ainda amarrado de forma errada.

      Excluir
  14. A dor que eu tenho é no peito do pé direito por causa da bota do patins. Estou tentando lacear mas está difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja sua pisada ou falta de mobilidade de tornozelo. Flexão adequada ao patinar, também ajuda. Agora se nota que é a bota que te aperta, tente ajudar os cadarços de outra forma, pra ficarem fixos, mas confortáveis

      Excluir
  15. Oii, voltei a andar tem dois meses e depois de um rolê de uns 20km comecei a sentir dor no maléolo medial esquerdo, o osso do calcanhar, mas na parte interna, e se intensifica quando eu ando todo dia e se eu paro de andar a dor vai diminuindo... Tenho um inline, antes sofria com dores nos pés, arrumei a postura e resolveu, mas essa dor no maléolo tá me enchendo o saco já. Quando eu patino e não artículo muito essa parte a dor demora a aparecer, mas se eu passo a articular os pés ela já aparece e só o lado esquerdo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. capricha na flexão de joelho e endireita teu pé, joga seu peso pro eixo externo (dedinho). Seus joelhos devem cobrir completamente a ponta do seu patins qdo olhar por cima

      Excluir
  16. Olá!!!!! Estou louca pra aprender andar de patins, mas estou com receio, eu tenho condromalácia nos joelhos, sinto dor. Posso andar de patins?

    ResponderExcluir
  17. Patinação não é um esporte de impacto, se você optar por recreação apenas. O ideal é consultar seu médico, mas não creio que terá problemas pra patinar por lazer. Basta ter equipamentos de qualidade e ter cautela

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário