12 de abr. de 2016

Faça você mesmo - Pinhata em forma de patins

A pinhata (em espanhol: piñata) ou pichorra é uma tradição ibérica bastante difundida em certos países americanos, porém incomum nos países onde surgiu (Portugal e Espanha).
Trata-se de uma brincadeira. Consiste em uma panela, recheada de doces, totalmente coberta por papel crepom, suspensa no ar, onde o participante, vendado, tenta quebrá-la com um bastão e, conseqüentemente, liberar os doces. É especialmente popular no México, onde é comum em aniversários, sob a forma de uma estrela de cinco pontas. No Brasil, se restringe à Região Nordeste, sob o nome de quebra-panela ou quebra-pote.

Olha que ideia mais fofa essa pinhata em forma de patins!







Só não sei quem seria louco o suficiente pra destruí-la na pancada!


Agora o passo a passo, dá pra adaptar pra um enfeite menor, ou uma peça de decoração para festa, topo de bolo, etc:




Materiais: Caixas de papelão, fita crepe, estilete, jornais, cola quente, cola branca, tinta branca spray, papel crepom ou papel seda nas cores que preferir, aqui foi usado branco, rosa, azul, verde, amarelo, prata, laranja, vermelho, papel laminado, cordão trançado ou fita.
1: Desenhe os patins no papelão. Aqui temos um molde. Você pode pegar qualquer tipo de desenho de patins na internet, bastando apenas decidir o tamanho da sua pinhata..
Corte a bota em duas partes iguais. Esta pinhata mede 88cm (da ponta ao calcanhar) e mede 68cm de altura. Para unir ambos os lados você vai precisar fazer uma tira bem longa com o papelão, e este se tornará a frente e as costas da bota. Neste caso foi usada uma tira de 43cm de largura. Esta será a largura definitiva de sua pinhata. Una ambos os lados da sua bota com esta tira de papelão, usando a fita crepe.
2: Recorte as rodas. Corte 4 círculos, mas faça um recorte reto do topo destes círculos, para que eles encaixem na bota. Neste caso eles medem 25cm. Faça tambem duas tiras longas de papelão, para dar o efeito 3d as rodas e unir ambos os lados.Aqui as tiras têm 30cm de largura. Una as rodas com fita crepe e depois posicionem embaixo da bota.
3: Faça uma aba de papelão no topo da sua pinhata, ali você pode adicionar os doces. Se você não for usar este patins como pinhata, basta cobrir por inteiro e fechar com fita. Faça um furo pra passar o cordão para pendurá-la.
4: Cubra todo o papelão com jornal picado e cola branca misturada com água (papel marchê).Deixe secar e pinte tudo de branco.
5: Enquanto a tinta seca, faça tiras de papel de 5cm de altura com as cores escolhidas e faça picotes por toda a extensão. Neste caso as franjas medem 1cm. 
6: Faça sua própria decoração na bota, usando canetinhas ou tinta. Quanto mais coloria, mais fofa!
7: Começa colando as franjas, pela parte de baixo da bota, use cola quente pra agilizar esta parte. Para as rodas foram feitos círculos e as franjas foram coladas de fora para dentro.
8: Faça furos no local onde passarão os cadarços.
9: Faça um laço com o cordão trançado. Corte tiras com o cordão trançado, proporcionais ao tamanho necessário para fazer o papel de cadarço e empurre para dentro dos furos. Você pode usar fitas de cetim se preferir.
10: Preencha com balas e pendure!



Post original traduzido: Ohhappyday.com
Créditos: Photography by Paul Ferney for Oh Happy Day
Pinata Base Construction by Colleen Casper
Crafting by Naomi Satake

Um comentário:

  1. Amei,mas não vou destruir vou deixar na decoração do quarto...����

    ResponderExcluir

Patine conosco, deixe seu comentário