1 de out. de 2017

Tamanho de rolamentos + rodas de lazer

Neste artigo, falarei um pouco sobre tamanhos de rolamentos e sobre a substituição de rodas artísticas por rodas de lazer.
Muitos de vocês chegam aqui no blog, procurando repostas sobre patins quad para asfalto, porém muita gente tem patins artístico e tem vontade de levá-los pra rua, ou ainda, já possuem patins de lazer, mas acabaram descobrindo que estes, não vieram com rodinhas dignas de pisos ásperos e aí ficam em dúvida de como fazer a substituição das rodas e rolamentos.

O quesito rolamento vai de bolso. Quando o assunto é lazer, ou seja, patinar por recreação, não é necessário investir em rolamentos de marcas famosas. O importante é ter um material que não lhe dê manutenção, neste caso prefira rolamentos blindados, que não exigem limpeza profunda e nem lubrificação frequente. É possível comprar rolamentos em lojas de skate por bons preços.

Cada patins tradicional/quad usa 8 rolamentos por pé, ou seja, deve-se comprar 16 rolamentos.

Os rolamentos para patins de lazer são sempre de 8mm, não é um padrão, mas as seguintes marcas e modelos comercializados aqui no Brasil, usam rolamentos de 8mm, pois suas bases vêm com trucks de 8mm:

Oxer (todos os modelos de quad da Centauro, são de 8mm)
Patins Rye (ToyStyle, R4B, Amazon, Volcan)
Patins Farm
Patins Traxart (todos os quads da marca são de 8mm)
Sure Grip Rock
Roces Kolossal
Rodas Radicais
Powerslide (Chaya e Melrose)
Patins . com. br
Bel Sports
Candy Girl
Multikids

Algumas nomenclaturas usadas para rolamentos são:
608 - para 8mm
627 - para 7mm




D= é o diâmetro externo, sempre de 22mm
d= é o diâmentro interno, ou seja é isso que muda
b ou e= é a largura (ou espessura), sempre de 7mm





Rolamentos de patins possuem sempre a mesma medida externa e espessura, o que muda é o anel interno.
Então se for comprar pela internet, por exemplo, tenha essas medidas:
Lazer 22x8x7mm
Profissionais  22x7x8mm

Mas qual eu compro?

Os rolamentos Redz possuem alta resistência, têm revestimento em aço e proteções laterais em nylon, são totalmente desmontáveis, facilitando sua manutenção e seus fabricantes realizam rigorosos testes de performance e velocidade. Podem durar anos e são os preferidos de muitos patinadores das mais variadas modalidades. Originais, custam caro, mas não dão dor de cabeça. Duram anos sem travar.

Não tem como investir em Red Bones?
ABEC 3 a 5 são ótimas opções pra lazer. São muitas as opções de rolamentos, os preços variam muito e é possível economizar caso você ainda seja iniciante. Os mais baratos geralmente possuem dupla vedação, que protege contra pó, porém não são desmontáveis e se a blindagem amassar ou entrar sujeira, o produto tem seu desempenho comprometido, ou seja ele estoura ou trava sem chances de recuperação. Se você cuidar, manter limpo, nada disso influencia sua patinada recreativa.

Para conservar seus rolamentos, algumas gotas de WD-40 "de vez em nunca", evitam ferrugem e o Óleo Singer (aquele de máquina) mantém a lubrificação. Pra quem patina por hobby, não muito frequentemente, é só isso que vai precisar fazer.

No vídeo abaixo eu tento explicar melhor. Desculpem pela má qualidade :(




E a dica que eu dou, pra quem ja tem um artístico de eixo 7mm e quer andar no asfalto, mas não quer ter tanto trabalha ao tirar e por as rodas e rolamentos, toda vez que for fazer aula de artística ou andar no asfalto, é ter um jogo extra de rolamentos pra evitar o troca troca.

19 comentários:

  1. oi, você por acaso saberia quais são os rolamentos do patins Quad Cruze Xr Hightop? estou tentando achar à alguns dias para comprar separado do patins, mas não estou encontrando, agradeceria muito sua ajuda :)

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem? Eu fiquei com dúvida, então quer dizer que para trocar minhas rodas para o asfalto tbm terei q trocar o rolamento? Não posso usar o rolamento que ja ta ali com as novas rodas? Desculpa se for uma pergunta boba, sou iniciante ainda kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu sugiro ter um jogo extra de rolamentos, pois dá muito trabalho por e tirar 16 rolamentos toda vez que for trocar de rodas. Se for algo definitivo, então não precisa, mas no meu caso que troco de piso sempre, tenho já jogos separados com os rolamentos no lugar, assim não tenho trabalho.

    ResponderExcluir
  4. oi, tudo bem? ao procurar rolamentos com vendedores locais, percebi que sempre me mandavam opções de rolamento de skate, mesmo eu tendo esclarecido que era pra patins quad. é de fato o mesmo tipo de rolamento?
    perdão se a pergunta for mto boba, sou total iniciante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, são os mesmos de skate, a única coisa que você tem que saber é a medida do parafuso do seu truck; Tem uma lista acima. A maioria dos quads de lazer e dos inlines são 8mm (608)

      Excluir
  5. E as rodinhas? Posso usar rodas de skate no patins? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria não serve. Rodas de quad tem a superfície externa diferente da interna, rodas de skate, tem ambas superfícies iguais. Quando uma roda de skate entra no truck do quad, por ter a superfície interna "arredondada" ao invés de lisa como a do quad, ele encosta no truck e trava. Dá pra usar roda de skate, mas terá que levar num torneiro mecânico pra ele plainar a superfície interna da roda. Falarei a repeito disso em breve

      Excluir
  6. Nossa! Seu blog tem sido muito util! Obrigada <3

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oii, vê se você pode me ajudar. Comprei um patins da owl abec 11 rodas 90a. Não sei o tamanho do rolamento deles,e quero andar no asfalto. Tem como usar o rolamento com uma rodinha mais suave? Não sei o que fazer kkkkk queria comprar so as rodas mas agora já n sei mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rolamentos de patins de lazer são sempre de 8mm ou 608. Pra andar no asfalto, basta ter rodas macias (80a ou menos)

      Excluir
  9. Poxa, parabéns! Vc explica tudo que eu preciso saber! E com muita facilidade! Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, eu posso trocar o abec 3 pelo abec 5 ou 7?

    ResponderExcluir
  11. Oi! Obrigada pelas informações, foram de grande valor. Por gentileza, poderia me ajudar? Tenho um patins quad com rodinhas de 55mm e rolamento abec 5. Gostaria de saber se posso trocar a rodinha de 55mm por uma rodinha de 60mm (não sei qual é melhor, a menor ou a maior) e se posso trocar o rolamento abec 5 por abec 15. Desde já agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e depois de 6 meses vi teu comentário...rodas de skate ou longboard dificilmente cabem em patins quad, então sim você pode trocar por rodas de 60mm ou até 65mm se forem pra quad com cubo interno não central. Quanto a abec 15, isso não existe. O máximo é 9. Mais que isso é papo de vendedor. Rolamento muito bom é red bones, mas um abec 9 já é ok

      Excluir

Patine conosco, deixe seu comentário