7 de fev. de 2018

Glossário da patinação artística - Termos Técnicos - Parte III

Esta é a parte que menos interessa pra quem é fã. Eu particularmente nunca me apeguei a isso, pois gosto de ver a arte no esporte, e pra mim pontuação, quem ganha ou perde, não importa.
É bem complicado, são muitos termos, mas pra quem gosta ou tem curiosidade, ficam aí alguns deles:

———————————————————
Termos técnicos usados nas pontuações


Base Value (BV): Valor numérico, definido pela ISU, para cada elemento técnico obrigatório num programa. Um Technical Element Score  de um programa, é a soma do BV (quanto vale cada elemento) e o GOE - Grade of Execution (o quanto este elemento foi bem executado). o BV dos saltos pode ter valor aumentado pelo backload ou pode ter deduções por erros de execução e outros fatores.
Backload: Termo usado quando o patinador deixa os saltos para a segunda metade seu deu programa, recebendo assim 10% a mais de BV.
Deduction: Deduções são dadas a erros durante a execução de elementos técnicos. Deduções são pontos descontados por quedas, interrupção do program, figurino em desacordo, violação de tempo, de regras; geralmente 1 ponto ou mais.
Edge: Eixo - lâminas de patins são côncavas e possuem dois extremos, os eixos externo e interno. Parte interna das pernas/pés - eixo interno, parte de fora das pernas/pés  - eixo externo;
Edge call: Quando um patinador sai do gelo no eixo errado ao executar um flip ou um lutz, o Base Value daquele salto é reduzido. (Falei sobre isso neste post aqui). Existe um especilista no júri, que analisa este tipo de erro.
Grade of Execution (GOE): Grau de qualidade da execução de determinado elento técnico, o quão limpo e bem executado foi determinado elemento. GOEs vão de -3 a +3 em aumentos de 1 e quem os define são os juízes. Elementos mal executados, recebem GOE negativo, e os melhores executados recebem GOE positivo. 
ISU Judging System (IJS): Sistema de pontuação da patinação artística no gelo. Foi implantado em 2003

Judge : Juízes são os responsáveis por designar a pontuação ao atletas em competição. Competições grandes contam com 9 juízes. Cada juíz representa um país diferentes e cada um é responsável por julgar uma disciplina. São 4 painéis diferentes de juízes para cada disciplina em uma competição. Os juízes dão suas próprias pontuações sem infuência de putros juízes ou externas.
Jump: Salto - elemento de solos e pares, onde o patinador sai do gelo e gira no ar num determinado número de rotações antes de tocar novamente o gelo, com somente um pé e para trás. Saltos na patinação artística são sempre para o lado esquerdo (salvo canhotos). Saltos single, double, triple, e quadruple são comuns em competições. Saltos valem muitos pontos. Ice Dance é a única modalidade onde os atletas não saltam. Ao todo são seis saltos principais e não devemos traduzir estes nomes: axel, lutz, flip, loop, salchow, toe loop (estão na ordem de maior valor em pontos em competições) e grau de dificuldade de execução
Jumping pass: Um salto simples e único ou um salto combinado ou ainda uma transição. São 3 jumping passes no programa curto masculino e feminino, 8 no free skate masculino e 7 no free skate feminino.
Level (n.): Assigned by the Technical Specialist to elements such as spins, step sequences, lifts, death spirals, twists, and twizzles, based on various criteria. Levels range from 1-4, with level 4 elements being the most difficult and having the highest Base Values.
Pop: Um termo não oficial usado quando o patinador "larga" o salto", ou seja, o atleta vai para um triplo, mas no meio do salto acaba rotacionando apenas 2 vezes por erro de execução. Também chamado de  “Doubling” quando um salto triplo ou qurádruplo é planejado e apenas 2 rotações acontecem e “Singling” quando o atleta faz apenas uma rotação. Largar um salto é muito comum, porém causa uma diminuição drástica na pontuação final do atleta.
Program Component Score (PCS): Um programa é formado por Technical Element Score e Program Component Score e resultam num Total Segment Score.  São cinco as categorias de PDC:  habiilidade, transições, performance, composição e interpretação. Vão de 1- 10 em aumentos de 0,25.



Protocol: Documento detalhada com toda a pontuação do atleta nos programas. Incluindo a pontuação dada por cada juíz, reduções, GOEs, etc. Protocolos são documentos que ficam a disposição do público, fãs, técnicos, apenas para conferência.
Scale of Values (SOV) (n.): An ISU document listing the Base Value of, and Grades of Execution applied to, each technical element performed in a program. Grades of Execution are not the same for all elements. If a judge gives +3 to a jump, it does not add the same value to the Base Value as +3 on a spin or any other element. The Scale of Values “translates” the GOE given by judges into a numerical value that is added or subtracted from the Base Value.
Spin:Elemento de todas as modalidades, onde o patinador, gira rapidamente em eixo, em qualquer direção com qualquer um dos pés ou com os dois pés ao solo. Existem dezenas de variações de spins. No Ice Dance e nos pares, ambos patinadores executam spins com contato físico, ou seja, juntos
Step sequence (StSq): Também conhecido como footwork; elemento de todas as modalidades, onde o patinador executa passos combinados para ambas direções, com trocas de pés. Passos comuns de footwook são brackets, loops, counters, rockers, choctaws, etc. Step sequences duram 20 a 30 segundos e tomam todo a extensão do rinque. 
Technical Element Score (TES): Pontuação da dos elementos técnicos dos programas, como saltos, spins, passos, levantamentos e grau de qualidade de execução. TES é a soma do BV + GOEs.



Technical Panel: Um painel técnico é composto por três oficiais:Technical Panel consists of 3 oficiais: Controlador, especialista e assistente do especialista. 






Se você chegou até aqui, obrigada e parabéns!
Assistir competições deste maravilhoso esporte, vai ficar um pouco mais claro agora, certo?

Também creio, que agora ficou mais do que esclarecido, que na patinação artística, em hipótese alguma, usamos o termo MANOBRA!



Um comentário:

Patine conosco, deixe seu comentário