27 de mai. de 2018

{Testei} Rolamentos ABEC 15 - Será que isso funciona?

Olá pessoal!
Faz tempo que essa que vos escreve não faz um post sobre equipamentos, confere?

Nesta semana recebi um jogo de rolamentos ABEC 15 da loja Casa do Skatista e resolvi testar num patins quad Amazon básico da Rye, cujos rolamentos originais são ABEC 1.

Antes de me perguntar que monte de siglas são essas, recomendo que você leia este post antiguinho aqui, onde falo sobre rolamentos em geral. Esse post aqui também ajuda a elucidar as ideias.



É difícil notar diferença de um rolamento pra outro, quando a gente não tem tanta habilidade e "poder de impulso". Patinar é dar impulso, é transferir peso, então quando a gente ande "de boas" a gente não sente a fluidez de um rolamento e às vezes nem percebe que está usando rodas erradas em pisos inadequados; muita gente coloca a culpa por não conseguir patinar, nos rolamentos, mas muitas vezes o problema são as rodas inadequadas pra determinado piso, mas isso é outro assunto, que aliás você pode conferir aqui.

Em suma, como eu sei se meu rolamento é de iniciante ou não?

A maioria dos patins vendidos em lojas de brinquedos e muitos patins de lazer vem com ABEC 1, mas alguns ABEC 1, vem somente com as inscrições 608! Fique atento!





Este é um teste comum que a maioria dos patinadores fazem, pra comparar seus rolamentos. Infelizmente este tipo de "teste" não quer dizer muita coisa. às vezes um rolamento novo e bem lubrificado ABEC 1 pode rodar mais tempo que um Red Bones sujinho.


Os rolamentos que vêm no Rye para iniciantes (isso inclui os patins de lazer desta mesma marca), como o próprio nome já diz, são para INICIANTES, ou seja, são rolamentos simples, que não dão velocidade, justamente porque são indicados pra quem ainda não sabe patinar ou que ainda não sente segurança suficiente para "correr" e são indicados para que o iniciante aprenda a dar impulso da patinação sem pegar velocidade. Isso é importante! Sentir o movimento, a transferência de peso antes de somente deslizar.

O fato é, existe sim diferença de rolamentos, principalmente quando se patina em pisos irregulares, ou se é um atleta de competição, porém a sensação é sutil quando se é iniciante ou se patina apenas por lazer.
Colocar rolamentos Red Bones, que são os mais cobiçados por patinadores, num patins de lazer, não vai fazer com que você voe, apenas vai facilitar seu impulso, e ao invés de "remar e remar", você vai deslizar com mais facilidade. Aí neste caso, colega, seu trabalho de pernas já era, você se vicia em deslizar e não aprende a patinar realmente! Se um dia pegar uma subidinha ou um asfalto ruim, não vai conseguir patinar, pois só aprendeu a deslizar. #ficaadica

Outro fato comum, é que a maioria dos rolamentos ABEC 1 estouram com facilidade. Não me perguntem why! Provavelmente materiais de baixa qualidade refletem na durabilidade do rolamento.


Então indico sim, a você que tem aí seu patinzinho com ABEC 1, que já aprendeu a dar impulso e "quer resposta" troque por ABEC 5 em diante e se quer gastar um pouco mais e não ter problemas com manutenção ou uma troca futura, se joga no ABEC 15.
Gostei do ABEC 15, ele fui gostoso e suave.

Resumindo e pra vocês entenderem melhor:
Testei em piso liso e com roda de 62mm. Com um impulso de ABEC 1 deslizei menos de 2 metros, com um impulso de ABEC 15 foram mais de 5m.
O ABEC 1 sempre faz a gente dar aquele impulso mais forte sem muita resposta. A gente rema, rema e parece que não sai do lugar.

Não se iluda com embalagens coloridinhas ou propagandas do tipo Super Power Alta Performance.


É muito importante lembrar, que se você vai investir em bons rolamentos, vale a pena colocar espaçadores, porque os miolos das rodas às vezes podem estourar e estragar. O espaçador, é um item que dá alinhamento e estabilidade dentro da roda evitando vibrações, mantendo os rolamentos no local adequado e protegendo as rodas.

Lojas mencionadas neste post:
https://www.casadoskatista.com.br/
https://www.patinsrye.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patine conosco, deixe seu comentário