25 de jul. de 2022

Tudo sobre freios e plugs para dança

POST ATUALIZADO EM JULHO/2022

Quando falamos de patins tradicional/quad, além das rodas paralelas, lembramos de um outro diferencial em relação aos patins inline - o freio frontal.
Creio que já falei sobre os freios, bem lá no comecinho do blog, porém agora o mercado nacional se expandiu, e acho que vale a pena voltar ao assunto.

O freio de patins tradicional pode ser fixo, de rosca, um plug ou ainda não existir!

Assim como as rodas, ou freios possuem escala de maciez, formatos e dimensões diferenciados para cada modalidade da patinação.
Não vou me aprofundar neste assunto, apenas ilustrar alguns dos modelos que encontramos à venda no Brasil, para facilitar sua vida, quando chegar a hora de trocar seus freios. Vou mencionar apenas as marcas e modelos que realmente conheço e que já testei, e que sei que são facilmente encontrados no Brasil.

Existe uma medida padrão do tamanho da rosca dos freios ajustáveis de patinação artística, e elas são as mesmas para bases da Rye, Riedell, Roll Line, Star e SnowWhite. (se souberem de mais alguma marca, me avisem!)

Freios profissionais para patinação artística:


Quando falamos em patinação artística, muitos termos técnicos aparecem, e existem muitas variações de tipos de freios para este fim. Na artística profissional não se escolhe freio somente pela cor ou "boniteza" e sim por desempenho, nível de abrasão, grau de maciez, etc. Pode parecer frescura, mas não é!
Os freios de patinação artística são os mais parecidos com "borracha escolar", são macios, arredondados, possuem elasticidade para ajudar no  impulso dos saltos da modalidade.
O melhor freio pra artística do mercado chama-se Roll Line Super Pro Toe Jump e pode ser encontrado no Patins Fulop.
A Rye possui bons freios profissionais.



Freios para recreação:


Aqui pode tudo! Freios profissionais de artística podem ser usados em patins de recreação que possuam base que permitam regulagem de altura (Patins.com.br, Rye, SureGrip, Melissa, Moxi, Traxart, Owl Sports) e também existe uma variedade de marcas, formatos e cores, sem muita variação de dureza e que podem ser usados em patins recreativos.



Freios fixos:


Estes sim podem ser escolhidos pela cor, pois não possuem medição de maciez.
Em alguns pisos, escorregam que é uma beleza (tipo...não freia!)
A maioria dos patins quad à venda no mercado, utilizam este tipo de freio (o parafuso central, não permite que a altura do freio em relação ao solo, seja ajustada).
Podem ser encontrados na Rye, Owl Sports, Traxart, Patins.com.br.

Se você usa patins com esse tipo de freio na patinação artística, troque os patins, você vai evoluir muito quando mudar pra freios profissionais.





Freios para Roller Derby e Hockey


Possuem a área de contato com o solo mais achatada e em alguns casos, com o formato ao lado.
Com exceção das Jammers (levanta e corre!), que usam esses freios diferenciados, as jogadoras de Derby usam os freios profissionais de artística e também freios Riedell e Gumball, Rye e Patins Fulop.





Plug de Dança/Jam


Quem vê as façanhas de alguns patinadores de rinques dançando e fazendo manobras, percebe que a maioria deles aparenta estar sem freios frontais. Na verdade, a maioria usa os plugs ou mini freios, que facilitam muitos movimentos (crazylegs e spins agachados por exemplo) e também protegem a base, evitando que ela toque o chão. Usados também no Solo Dance, modalidade artística, os plugs profissionais também podem ser encontrados no Patins Fulop ou na lojinha deste blog :)


Freios para Figuras Obrigatórias 


Piada tia Su?
Figuras obrigatórias -  modalidade da patinação artística, que exige um tipo de base que simplesmente não tem freio. Quis trazer aqui só pra ilustrar. A base não possui local para encaixe de freios.
Não é que o patinador removeu os freios, eles simplesmente "non eczistem" :P





Onde encontrar tudo isso aí:

patinsfulop.com.br
patinsrye.com.br
Patinando e Cantando Store



Importante:
Medidas da rosca de freios profissionais que também servem em alguns patins de lazer - 5/8" (Rye, Roll Line, Owl Sports, Oxer Sweet Suede, Sure Grip, Snider, Atlas, Traxart Brillant, Bellaz, entre outras)
Medidas do parafuso central de freios de lazer - 5/16" (Traxart, Oxer, Fila, Antix, Rookie, Toystile, etc)

E aí?? Te ajudei?
Deixa um recadinho pra mim vai!



22 comentários:

  1. Olá, gostamos muito de suas dicas, mas temos uma dúvida em relação à altura dos freios. O da minha filha parece um pouco alto demais, ele é desses coloridos que não possuem ajuste. Existe uma altura ideal para o freio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Não existe altura ideal, é questão de gosto. Eu prefiro freios bem próximos ao chão, mas isso em pisos muito irregulares, é ruim. Tudo depende de onde ela patina. Se é em asfalto, não tem problema ter freios altos

      Excluir
  2. Estou comprando um patins com freio fixos, posso estar trocando para um freio profissional de patinação artística??

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente amo seu blog!
    Ele é sempre útil quando eu preciso de informações sobre patins tradicional pq (praticamnte) toda informação que eu encontro, ou é sobre patins in line, ou são vídeos feitos por crianças ou país desinformados.
    Muito obrigada 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Regina!! Que bom que te ajudei de alguma forma! Volte sempre!

      Excluir
  4. eu comprei um patins da oxer, mas os freios estão desgastados, então eu posso trocar por um profissional? a entrada é a mesma!

    ResponderExcluir
  5. oi,eu quero fazer patinação artistica mas o meu freio não é proficional isso atrapalha na patinação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atrapalha sim, freio com ajuste de altura e uma bota rígida são muito importantes pra aulas de artística

      Excluir
  6. Preciso trocar o freio do Patins Fila Quad Cruze Xr Hightop Roller Derby Base Aluminio. Qual freio pode ser utilizado? Ele é de rosca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga no SAC da Fila. Eles tem representante que poderão te dar as medidas e onde encontrar o modelo certo

      Excluir
  7. Boa tarde. Ouvi dizer que freios rye não combinam com as bases italianas, causando até a quebra das mesmas, Isso é verdade? Ps freios roll line dos patins de minha filha estão gastos e achei dificil comprar da mesma marca pela demora. Por esse motivo pensei nos freios da rye, mas fiquei com essa duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patina Fulop tem freios Roll line pronta entrega e envia por sedex pra todo Brasil. Quanto ao freio quebrar a base, nunca ouvi falar de problemas em bases italianas. Material de qualidade, não dá problema. Tenho amigos com bases roll line de mais de 15 anos de uso. O que estraga qualquer base, é não fazer manutenção de amortecedores, o resto é boataria.

      Excluir
    2. Ah, os amortecedores... Eles não têm um padrão de medidas, né? Os de skate são sempre muito grandes?Procurei post sobre isso aqui no blog e não achei. Seria legal ter uma lista de compatibilidades, eles são meu maior receio ao comprar um patins de lazer usado.

      Excluir
    3. Mulherrrr isso é muito complicado!! Até a própria Rye não tem padrão. Por exemplo, amortecedores Amazon, não servem no meu Supreme. O ângulo do truck é outro. Da traxart até tem um padrão, pois as bases são sempre no mesmo ângulo de kingpin. Não sei te dizer se existe dureza diferente. Um Trax cabe num Oxer? Talvez...Vem tudo da China, cada lote é um lote...Marcas de lazer não tem muito o que escolher no quesito amortecedor. Infelizmente não posso fazer um post a respeito, pois é praticamente impossível, chegar a uma conclusão de compatibilidade. Não temos um modelo "universal"

      Excluir
  8. O freio da traxart klassic é compatível com os profissionais? e da para encaixar os plugs nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A traxart não tem padrão pois as bases são Chinesas. Em alguns modelos o freio da Rye encaixa, em outros de outro lote, não. Você teria que testar com o freio de um amigo. Mesma coisa pros plugs

      Excluir
  9. Olá! Saberia indicar algum lugar que venda plugs? Eu estou procurando faz semanas e simplesmente não encontro em lugar nenhum :c

    ResponderExcluir
  10. No último parágrafo, ao citar modelos que usam freio profissionais, tá dizendo Oxer Secret Suede. Não seria aquele primeiro modelo do Sweet* Suede? Seria interessante saber se as versões posteriores também são compatíveis... (Imagino que a base plástica não, mas teve um com freio fixo mas com base de alumínio, não teve?).

    Eu tenho um Rye dos anos 90, com base que não ajusta o freio e veio com freio fixo de plástico. Mas no qual coube o freio do meu patins anterior, de borracha e parecido com os que regulam com uma porca no parafuso (eu não tinha essa porca, mas o parafuso é bem fixo na borracha). Infelizmente esse patins ficou guardado desde aquela época e precisa trocar tudo, não tá valendo a pena.., vou comprar um que tem bons reviews apesar do freio fixo e adoraria achar um freio de borracha pra ele 🥲

    Ah, e a Rye vende um "freio para figuras - tampão de freio", que não vi citado no post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie! obrigada pela visita! Sim, digitei errado, vou corrigir. É o 1o Oxer de camurça, Sweet Suede e não secret! Nunca vi o plug da Rye em estoque, então nem mencionei aqui. Boa sote com seu vintage!!

      Excluir

Patine conosco, deixe seu comentário